Foton Caminhões recebe indicação ao Prêmio Top Truck TV 2014 nas categorias Melhor Caminhão Semileve e Melhor Executivo de Caminhão
12/2014

O Prêmio Top Truck TV, que está em sua primeira edição, foi incorporado ao Prêmio Top Car TV e o Fórum Top Car TV, que já estão em sua 13º edição. A categoria Truck ganhou destaque e conquistou seu lugar na proposta de melhores do ano e seguindo a mesma política da premiação. As avaliações e votação dos destaques das categorias do prêmio foram feitas por um comitê de jurados de jornalistas especializados no assunto. A votação será efetuada durante o 3º Fórum Top Car no dia 01 de dezembro e a entrega dos prêmios aos melhores de 2014 no dia 02 de dezembro.

As obras para construção da fábrica da Foton em Guaíba, no Rio Grande do Sul, já foram iniciadas e a previsão é que o primeiro caminhão brasileiro da marca deixe a linha de montagem no primeiro semestre de 2016. Neste período, a empresa continuará o processo de expansão de sua rede de concessionárias para os caminhões da marca Foton.

A força do Foton 10-16 DT vem do motor Cummins de 3.8 I, com 160 cv, torque de 600 Nm e elevada capacidade de carga com PBT de 9.500 kg, podendo ser trucado, o que eleva sua capacidade para 13.000 kg de PBT. Outro diferencial do modelo é sua conceituada caixa de transmissão ZF-6-S-500 de seis marchas, com over drive que faz com que o motor trabalhe em menor rotação, aumentando sua vida útil, oferecendo inclusive entrada para tomada de força. Concebido para oferecer o máximo conforto aos seus ocupantes, possui uma excelente harmonização no conteúdo da cabine e facilidade de basculamento, que ocorre por meio de alavancas de alta resistência, leves no seu acionamento, sendo este outro destaque na ergonomia do produto.

Além de todos os componentes mecânicos, o Foton 10-16 DT conta com um grande número de itens de série, que ressaltam ainda mais a excelente relação custo-benefício do caminhão da marca. A lista inclui como itens de série: defletor aerodinâmico no teto, que contribui para redução de consumo nos veículos equipados com baú; ar condicionado, vidros com acionamento elétrico; rádio com saída auxiliar, itens inexistentes ou opcionais nos produtos da concorrência; cobertura do degrau de acesso à cabine também de série, afim de evitar abordagens externas indesejáveis e garantir maior segurança;  generoso ambiente interno com diversos nichos para acomodar documentos, notas fiscais e objetos pessoais dos ocupantes; coluna de direção ajustável em inclinação e altura, ergonomia perfeita aos diversos perfis de motoristas.

Freios de serviço a ar dotado de ABS e de estacionamento com molas acumuladoras (spring brake), longarinas do chassis com modulo seccional de alta resistência,  garantindo a durabilidade do produto.

Marta de Souza
MM EDITORIAL - ENVIAR E-MAIL